Procurar

ADMINISTRAÇÃO “MARCA PASSO” NA NEGOCIAÇÃO DO PLANO DE CARREIRAS

Teve lugar no passado 03/06 a 1ª reunião de negociação do Plano de Carreiras após o interregno determinado pelas medidas de contingência no combate ao COVID-19.

Na reunião as ORT afirmaram ser imperativo a conclusão do processo de reconhecimento e validação de valências/especialidades à luz da OS 08/2010, bem como a resposta às reclamações e clarificação das funções que não estão inscritas naquele documento. Os representantes da empresa informaram que todos os trabalhadores serão enquadrados, no limite, quando do fecho das negociações, sendo consideradas as funções/equipamentos que não constam na OS 08/2010.

A empresa apresentou a sua resposta à ultima proposta apresentada pelas ORT para a área da Produção de Pasta, Papel e Energia na ultima reunião realizada antes da suspensão do processo negocial, considerando as ORT que a resposta da empresa não ia ao encontro dos legítimos e justos interesses e expectativas dos trabalhadores, representando mesmo algum retrocesso em relação à ultima proposta que a empresa tinha apresentado.

Foi proposto pelas ORT a possibilidade de todos os trabalhadores poderem alcançar o nível C2 (job-grade 13) em qualquer área, incluindo o Parque Madeiras, Armazéns e Transformação e Expedição. A Empresa entende que, dada a complexidade especificas e inerentes ao processo, há áreas em que este nível C2 não poderá ser alcançado. Para as ORT independentemente das complexidades inerentes a cada área, é justo que pelo menos a possibilidade de se chegar ao topo de carreira, esteja consagrado no futuro Plano de Carreiras, independentemente das regras que forem estabelecidas para o atingir, como forma de motivar os trabalhadores, promovendo a polivalência e a mobilidade entre carreiras valorizando os conhecimentos e valências adquiridos ao longo dos anos.

A reunião terminou neste ponto, tendo o Dr. Ventura (assessor da Comissão Executiva) dito que eventualmente esta não seria a proposta final da empresa nesta matéria. As ORT informaram que os trabalhadores seriam informados no próximo plenário de dia 9/6 relativamente a esta situação.

Apesar do impasse agora existente para a área da Produção há espaço e vontade das ORT para continuar a negociação dos Planos de Carreiras. Mesmo que não exista qualquer acordo de princípio em relação ao Plano de Carreiras para a área da Produção não invalida que se prossigam as negociações para outras áreas ainda não negociadas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email