Os Trabalhadores da AUTONEUM Portugal vão estar em Luta na forma de Greve no próximo dia 9 de Maio. Os trabalhadores desta multinacional reivindicam aumentos salariais dignos, a reposição das categorias profissionais que sempre vigoraram na empresa de acordo com o CCTV da FIEQUIMETAL e melhorias noutras matérias.
Os trabalhadores rejeitam os aumentos salariais aplicados administrativamente, que consideram ter sido efectuados de forma discriminatória, sendo no valor de 5% com um mínimo de 45 Euros para algumas categorias diretamente ligadas à produção, e de 3,8% para os restantes trabalhadores, valores que consideram também como insuficientes e que não permitem recuperar o poder de compra de forma a fazer face ao aumento do custo de vida.
Rejeitam a alteração e aplicação administrativa das categorias profissionais efectuada em 2024, pois sente-se desvalorizados e prejudicados profissionalmente com esta decisão da Administração, e também a proposta de redução do valor do prémio para 325 Euros, que consideram insuficiente tendo em conta os baixos valores de aumentos salariais e os resultados desta empresa multinacional.
Perante a intransigência da Administração, a Luta é o caminho!
Face à intransigência por parte da Administração em melhorar valores e condições que vão ao encontro das expectativas dos trabalhadores foi decidido por unanimidade nos Plenários realizados no passado dia 30/04/2025 a marcação de 24 horas de Greve para o dia 9 de Maio das 00.00 horas às 24.00 horas, com concentração marcada na Portaria da empresa entre as 9.30 e as 11.30 horas do mesmo dia.
O Secretário Geral da CGTP-IN Tiago Oliveira, estará presente durante a concentração na portaria da empresa no dia 9 de Maio a partir das 9.30 horas.