Os Trabalhadores da SAS no Complexo Industrial da VW em Palmela, pela sua determinação e firmeza neste processo reivindicativo conseguiram alcançar aumentos salariais no valor de 120 Euros no salário base para todos os Trabalhadores, num acordo a 1 ano.
Um processo que se caracterizou pela vontade dos Trabalhadores em alcançar um aumento salarial que permite-se repor parte do poder de compra perdido nos últimos anos e agora também num momento que se verifica novamente um aumento exponencial do custo de vida pelo impacto da Guerra no Médio Oriente , a Comissão Sindical do SITE-Sul na empresa com a força dos Trabalhadores, encetou um processo negocial com a Administração, onde esta inicialmente nas suas contrapropostas não correspondeu às reivindicações apresentadas pelos Trabalhadores através dos seus representantes sindicais.
Pré-Aviso de Greve foi decisivo!
Perante as propostas da Administração no decorrer deste processo, que os Trabalhadores sempre consideraram insuficientes, foi decidido avançar na Luta e convocar Greve para os dias 24 e 25 de Março.
Na eminência da paralização marcada para estes dias que abrangia os quatro turnos de produção com o previsivel impacto na produção da VW Autoeuropa, a Administração da SAS apresentou uma nova proposta no valor de 120 Euros.
Esta proposta foi levada a referendo pela Comissão Sindical nos dias 17 e 18 de Março e aprovada por 83% dos Trabalhadores, o que levou ao levantamento do Pré-Aviso de Greve.
Este processo é a prova de que a organização, unidade, determinação e Luta dos Trabalhadores, são elementos fundamentais para a concretização dos objetivos a que se propõem.
Este resultado é sem dúvida uma vitória dos Trabalhadores e dos seus representantes.
Quem Luta pode ganhar, quem não Luta perde sempre!
A SAS é uma empresa do Grupo MOTHERSON, um dos maiores fornecedores de componentes para os principais construtores automóveis a nível mundial.