Procurar

SALVAGUARDAR O EMPREGO NA VW AUTOEUROPA

O SITE-SUL e a Comissão Sindical na VW Autoeuropa foram confrontados com o facto de haver trabalhadores contratados a prazo, maioritariamente da área das carroçarias (body) que foram informados pela empresa que não iriam ver renovar os seus contratos de trabalho, ou a sua passagem contratos efetivos.

Após o período da paragem das férias de Verão, a Administração retomou o horário AE 19 com o argumento de ter que recuperar a produção do T-ROC e salvaguardar o emprego.

Agora justifica estes despedimentos com a redução da produção, quando sabia que o modelo SHARAN/ALHAMBRA ia ter uma quebra até final de 2020, com a intenção de pôr na rua cerca de 120 trabalhadores contratados a prazo, os quais ao longo do temp, tem vindo a ganhar experiência e serão necessários no futuro para dar continuidade aos bons resultados desta unidade fabril de referência no sector automóvel.

Como o Sindicato afirmou, a Administração da VW/AE com o apoio do Governo e a pretexto da pandemia de COVID-19, serviu-se da Segurança Social, contribuindo para a sua descapitalização, através do recurso ao Lay Off simplificado (dinheiro dos trabalhadores), usufruiu também dos benefícios lançados pelo governo para fazer face às situações de crise empresarial, e quer deixar agora estes trabalhadores numa situação de desemprego, num contexto social altamente complexo, após estes terem contribuído para o sucesso da empresa.

Face à retoma do horário AE19, a desmarcação de dias de férias coletivas (3 e 4 de Outubro) e recurso a trabalho extraordinário já anunciado para o feriado (5 de Outubro) devido ao aumento da produção, nada justifica o despedimento destes trabalhadores, a não ser o aumento do lucro à custa do sacrifício dos trabalhadores e seus respectivos postos de trabalho. Os ritmos de trabalho continuam a ser intensos, repetitivos e são uma das principais causas para a degradação da saúde dos trabalhadores que ficam nas linhas de produção.

O Sindicato pediu reunião à Administração para esclarecimento desta e outra situações, a qual está confirmada para o próximo dia 23 de Setembro.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email