Procurar

Mecahers Aeronautica avança com despedimento coletivo de 34 trabalhadores

A Mecahers Aeronáutica, empresa do setor da fabricação de material aeronáutico, situada no parque industrial Bluebiz em Setúbal, decidiu terminar com o contrato de trabalho de 34 trabalhadores , engrossando assim a lista de empresas que fazem levantar “em voo ascendente” o numero de trabalhadores desempregados do distrito deste o inicio da Pandemia do COVID 19.

Na comunicação enviada no passado dia 9 de Outubro, a administração da Mecahers deu a conhecer a intenção de despedir 40 trabalhadores. Os motivos invocados para avançar com este procedimento devem-se à crise que se faz sentir no setor da aeronáutica, gerada pela Pandemia do COVID 19, a qual levou à redução em cerca de 50% do numero de encomendas por parte dos clientes. No decorrer das reuniões de informação e negociação, a Comissão Sindical do SITE Sul apresentou soluções alternativas no sentido de salvaguardar todos os postos de trabalho, que a serem adotadas pela administração da Mecahers poderiam travar o processo de despedimento em curso. Apesar de todas as alternativas apresentadas a administração da Mecahers manteve-se irredutível na sua posição, tendo no entanto sido possível de reduzir o numero de trabalhadores envolvidos no processo de despedimento coletivo de 40 para 34 trabalhadores, e negociar melhores condições de compensação que as prevista na legislação para os trabalhadores que serão alvo do despedimento, e assim minimizar o impacto da perda do posto de trabalho, se bem que as melhorias conseguidas nunca poderão substituir ou compensar na totalidade o trabalhador pela perda do seu posto de trabalho.

De recordar que esta empresa tem vindo a usufruir de apoios do estado , nomeadamente, através da lay-off simplificada, no entanto, tal não impediu o recurso ao despedimento coletivo, ultrapassado que está o prazo previsto na lei em que a Mecahers estaria impedida de proceder a despedimentos.

Continuamos a considerar que qualquer perda de posto de trabalho é de lamentar e representa uma perda dos rendimentos familiares, em muitos casos já frágeis, do trabalhador alvo do despedimento, pelo que, nunca poderemos concordar com o processo de despedimento colectivo e continuaremos a desenvolver todas as acções que se considerem necessárias para reverter o processo.

O SITE Sul, desde já afirma estar disponível, como aliás sempre estivemos, para continuar a apoiar os trabalhadores envolvidos neste processos de despedimento colectivo, nomeadamente aqueles que entendam contestar o mesmo junto das entidades competentes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email