Procurar

VW AUTOEUROPA aumenta o volume… de DESEMPREGO!

A Comissão Sindical teve conhecimento de que a Administração da VW Autoeuropa não vai passar a contrato de trabalho efetivo 55 trabalhadores da área da Montagem e lança assim, novamente, mais trabalhadores no desemprego num contexto económico e social altamente complexo.

 A pretexto da pandemia e de quebras na produção a Administração opta por despedir trabalhadores que ao fim de três anos de contrato vêm assim o seu esforço e contributo para o sucesso da empresa não ser reconhecido pela VW Autoeuropa, que por seu lado faz exatamente o contrário do que tem vindo a afirmar!

A PANDEMIA NÃO PODE JUSTIFICAR TUDO!

Não podemos esquecer que a VW Autoeuropa recorreu ao regime de lay off simplificado no início da pandemia, regime este pago com dinheiro da Segurança Social que é fruto das contribuições dos trabalhadores. Considera o SITE Sul que o recurso a tal regime serviu apenas para a descapitalização da Segurança Social, pois tal não impediu que em Outubro fossem despedidos 125 trabalhadores na área das carroçarias, engrossados agora por mais 55 trabalhadores na área da montagem, não garantindo assim o emprego e dando o dito por não dito!

Numa altura em que as cargas e ritmos de trabalho se acentuam nas linhas, e se verificam falta de trabalhadores nas diversas áreas devido à pandemia e aos despedimentos já realizados, a Administração volta a optar por fazer novos despedimentos e recorrer a trabalhadores temporários com contratos altamente precários e salários mais baixos!

O SITE Sul reitera a sua posição de que a VW Autoeuropa tem todas as condições para passar estes trabalhadores para o seu quadro de efetivos e assim garantir o emprego e afirmar a sua responsabilidade social.

Os trabalhadores filiados que foram alvo de despedimento, podem e devem recorrer ao apoio jurídico proporcionado pelo SITE Sul, de modo a contestar juridicamente o mesmo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email