É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento do Camarada António Maria Quintas no dia 11 de Novembro.
Um camarada que dedicou a sua vida ao projecto sindical da CGTP-IN, batendo-se pela valorização do trabalho e dos Trabalhadores, por um Portugal de progresso
e justiça social.
Nascido a 6 de Junho de 1946, na Bemposta, concelho de Abrantes, começou a trabalhar ainda jovem em Cacilhas, na ENI (Electricidade Naval e Industria) e nos Estaleiros da H. Parry & Son.
Uma vida dedicada à causa dos Trabalhadores
Desde muito jovem abraçou a causa dos Trabalhadores. Integrou as direcções do Sindicato dos Electricistas do Sul e do Sindicato dos Metalúrgicos de Setúbal, foi membro do Secretariado da União dos Sindicatos de Lisboa, presidente da Assembleia Geral do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul, membro do Conselho Nacional da Federação dos Sindicatos da Metalurgia, Metalomecânica e Minas de Portugal (FSMMMP) e dirigente das federações subsequentes: Fequimetal e Fiequimetal.
Nestas Federações teve, durante vários mandatos, a responsabilidade de acompanhamento do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira.
integrou o Conselho Nacional da CGTP-IN nos mandatos de 1980-1983 a 2004-2008, tendo desempenhado tarefas relevantes no departamento de acção reivindicativa e contratação colectiva.
É justo destacar a sua firmeza na defesa intransigente dos interesses e direitos dos Trabalhadores, assim como, da CGTP-IN, da sua natureza de classe e dos princípios que a enformam. Assumiu particular relevância na discussão, preparação e concretização de diversas lutas, incluindo Greves Gerais.
O movimento sindical e os trabalhadores perdem um grande lutador pela melhoria das condições de vida, um homem de Abril e um acérrimo defensor de um Portugal soberano, democrático e desenvolvido.
A Direcção do SITE-Sul manifesta a toda a sua família, amigos e camaradas, as mais sentidas condolências.
Informamos que o Velório terá início, na Capela da Igreja Paroquial do Imaculado Coração de Maria, em Vale de Figueira, a partir das 17H00 de hoje dia 12 e o funeral realizar-se-á no dia 13 Novembro às 10H00 da Igreja Paroquial do Imaculado Coração de Maria em Vale de Figueira para o Cemitério do Monte da Caparica.
A melhor forma de honrar a sua memória é continuar a luta por melhores condições de vida e de trabalho, pela valorização de quem trabalha ou trabalhou.
Até sempre Camarada.
A Luta continua!
A Direcção do SITE-Sul