Procurar

VANPRO – Os trabalhadores têm direito a opinar!

Foi com alguma surpresa, que tomámos conhecimento do teor da comunicação da Direção Geral da VANPRO, pois apesar de considerarmos que a reunião realizada entre as administrações da VANPRO, BROSE SITECH e VW Autoeuropa, acontece no seguimento do compromisso por estas assumidas na DGERT, e pode representar um avanço na busca por uma solução que garanta o emprego aos trabalhadores da VANPRO, não envolveu o SITE-Sul na discussão realizada, tratando-se esta atitude, de um claro desrespeito pelas conclusões da reunião da DGERT e uma completa desvalorização da vontade e opinião dos trabalhadores.

Incoerências…

É estranho, que a Direção da VANPRO venha agora afirmar estar a reunir de forma regular desde setembro de 2024, com objetivo de encontrar soluções com as administrações da BROSE SITECH e da VW Autoeuropa, quando à nossa estrutura sindical sempre afirmou o contrário! Inclusivamente foi referido pela Direção da VANPRO à nossa estrutura que nunca abordaram essa hipótese, pois as reuniões que vinham a ser realizadas na VW AE nos últimos meses tinham apenas como objetivo a discussão do plano de produção mensal previsto. Tal situação foi confirmada na reunião realizada na DGERT, onde as próprias administrações da BROSE SITECH e VW Autoeuropa afirmaram que nunca tinham discutido com a Direção da VANPRO possíveis soluções para os trabalhadores da VANPRO.

Os trabalhadores têm de ter uma voz ativa em todo o processo!

A envolvência do SITE-Sul, na discussão de potenciais soluções é essencial para que os direitos e os interesses dos trabalhadores da VANPRO sejam garantidos no processo que se venha a colocar em curso.

Da parte do SITE-Sul, reafirmamos que continuamos a privilegiar o diálogo, mas não aceitaremos continuar a ser ignorados!

Não aceitamos ficar fora da discussão!

Com este objetivo, foi solicitado pelo SITE-Sul, a realização de uma reunião conjunta, com a participação das administrações da VANPRO e da BROSE SITECH, para o início da próxima semana, estando a aguardar a confirmação da disponibilidade das administrações envolvidas. No entanto, não descartamos a possibilidade de recorrer mais uma vez à DGERT, caso a reunião solicitada não se venha a concretizar.

Também não descartamos a possibilidade de outras formas de luta para que seja alcançada uma solução justa, que dignifique aqueles que produzem todos os dias para riqueza e o sucesso do Grupo VW e que também contribuíram para a atribuição do novo modelo de carro elétrico da VW à fábrica de Palmela!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email