O SITE-Sul informa com enorme satisfação, que a discussão e votação da Petição pelo reconhecimento do desgaste rápido, entregue pela FIEQUIMETAL no dia 19 de Setembro de 2024 na Assembleia da República, foi agendada para o próximo dia 3 de Julho pelas 15.00 horas.
Esta petição conta com mais de treze mil subscritores, a qual reivindica várias medidas que visam a melhoria das condições para os Trabalhadores em regime de turnos e trabalho noturno, e/ou que estejam sujeitos a movimentos repetitivos com elevados ritmos e cadências de trabalho. Das reivindicações presentes, destaca-se a exigência de uma maior e mais eficaz inspecção e intervenção das entidades competentes (ACT) na prevenção e correcção de situações de risco para os Trabalhadores, a reforma antecipada sem penalizações para os Trabalhadores, que laborem nestas condições aos 55 anos de idade e com 20 anos de trabalho em regime de turnos, entre outras matérias relacionadas com estas atividades.
Uma vitória dos Trabalhadores
Estas são reivindicações antigas e justas dos Trabalhadores dos sectores da indústria, que sentem e sofrem na pele a dureza destas atividades, as quais têm grande impacto negativo na sua saúde, reclamando por essa razão o acesso à reforma antecipada, como meio essencial para a melhoria da sua qualidade de vida no fim da sua atividade profissional.
A FIEQUIMETAL e os seus Sindicatos ao organizarem esta Petição, não foi mais do que uma resposta a estas justas reivindicações destes Trabalhadores de levar a sua voz e os seus anseios aos responsáveis políticos, nomeadamente à Assembleia da República e ao Governo para que estes lhes respondam e se pronunciem sobre as matérias apresentadas.
Sem Luta não há conquistas!
Para que se ouça a vontade e os anseios dos Trabalhadores, a FIEQUIMETAL está a organizar uma concentração frente à Assembleia da República no dia 3 de Julho, a partir das 14.00 horas. O SITE-Sul estará presente, na concentração e apela desde já à participação massiva de todos os Trabalhadores nesta acção, como forma de demonstração da sua força e da sua vontade.
A FIEQUIMETAL emitiu um Pré-aviso de Greve sectorial, de âmbito nacional, o que permite que nenhum Trabalhador fique condicionado na sua vontade de participar nesta acção e poder exigir em voz própria ao Governo e a todos os Partidos com assento parlamentar, as necessárias respostas positivas a estas suas justas reivindicações de forma coletiva e organizada.
PARTICIPA E MOBILIZA!